sábado, maio 21, 2005

A praga nas Redações

Acho que houve uma praga nas redações. Em nome de uma objetividade, tudo acabou nivelado por baixo. Essa obsessão com a suposta objetividade terminou criando um jornalismo meio burocrático em sua forma, não estou falando nem de conteúdo. É um subproduto que essa obsessão pela objetividade gerou. É um jornalismo sem alma. Ficou esse jornalismo declaratório. Falta aquele toque pessoal. Claro que nem todo mundo tem esse toque. As pessoas têm jeito para escrever. Uns têm um jeitinho, os outros têm jeito. Mas acho que até esse jeito está se perdendo, porque você vê poucos jornalistas que têm uma marca ou que tentam pelo menos buscar esse jeito para escrever. Muitos não conseguem, às vezes até por falta de espaço. Acho que falta dar aquele salto à frente. Buscar uma leitura diferenciada nos textos, aquele toque especial. O meu amigo Helton Fraga tem esse toque pessoal. Será que um dia eu também terei?