segunda-feira, julho 18, 2005

Festa pela Liberdade de Imprensa

Utilizando a Lei de Imprensa, o armador e empresário de comunicação Nelson Tanure entrou com uma queixa-crime por difamação e injúria contra os presidentes dos Sindicatos dos Jornalistas do Rio, Aziz Filho, e de São Paulo, Fred Guedini, o repórter Murilo Fiuza de Melo e o ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do Rio, Luiz Chaves.
O empresário se sentiu ofendido pela matéria da revista Lide, editada pelo Sindicato do Rio, sobre a história gloriosa do JB e as dificuldades do jornal sob seu comando. Não gostou de ter lido que os profissionais do JB, em sua maioria, são contratados irregularmente como pessoas jurídicas, não têm carteira assinada nem acesso a direitos constitucionais como o FGTS. Fred Guedini está sendo processado por afirmar que "Tanure é o grande predador da imprensa no Brasil. É um ser que destrói tudo aquilo que consegue pôr a mão." Já o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos afirmou que Tanure "foi o maior inimigo da indústria naval e hoje é o maior inimigo da imprensa". Aziz Filho é acusado do crime de fazer elogios à reportagem, assinando o editorial.
A entidade carioca está convocando seus associados e todos os cidadãos com apreço pela informação livre para uma festa, cuja renda será utilizada para enfrentar essa briga judicial. O evento dançante será dia 08 de agosto, no Theatro Odisséia (Rua Mem de Sá, 66 - Lapa - Rio de Janeiro), a partir das 19h. Ingressos a R$ 10,00.