segunda-feira, janeiro 02, 2006

O Crime da Enfermeira


A princípio a idéia de eu gostar do Genesis era inconcebível. Não tinha apanhado a fase de Peter Gabriel - e Steve Hackett – e as únicas coisas que conhecia da banda eram os singles retirados dos álbuns mais chegados à minha fase de vida “consciente”, o que aconteceu por volta de 1990, quando me lembro ter começado a comprar discos – ainda em vinil.
Um dia um amigo, Marcus Vinícius, de Resende, após um longo papo sobre gosto musical e rock progressivo – álbuns de Genesis, King Crimson e Yes eram o prato do dia – me emprestou uma fita-cassete (isso mesmo!) do álbum “Selling England by the Pound”, e o meu mundo musical redirecionou-se.
Ali estavam músicas cujo conteúdo daria para fazer não um, mas uns dois ou três álbuns diferentes, e de qualidade.
O vocalista – Peter Gabriel – parecia meio louco com todos aqueles teatrismos vocais – as bandas de Neo-Prog bem que tentaram imitá-lo…; Steve Hackett produzia uns sons na guitarra muito elegantes; Phil Collins – o anticristo para muitos – era um baterista perfeito e extremamente criativo (nunca deveria ter se aventurado como vocalista); Tony Banks vinha da escola clássica, mas também se “mexia” bem nos sintetizadores; e depois havia Mike Rutherford, o homem que andava lá por trás dando consistência aos talentos.
“Nursery Cryme” deve ter sido um dos álbuns que primeiro comprei.
Vinha de “Selling England by the Pound” e “The Lamb Lies Down on Broadway”, cuja adaptação não foi fácil. Mesmo assim, temas como “The Musical Box”, “The Return Of The Giant Hogweed”, “Harold The Barrel” e “The Fountain Of Salmacis” atraíram-me desde logo, ajudando “Nursery Cryme” a permanecer durante algum tempo no rol dos álbuns mais ouvidos nesses tempos.
Em “Nursery Cryme” a banda distanciava-se cada vez mais dos ambientes pastorais de “Trespass” e avançava a bom passo em direção a paisagens mais cruéis/hilariantes, tornando-se também a música mais complexa e excitante.
Há muito tempo não o ouvia, mas aproveitei esse feriado para redescobrir a boa música. Encontrei.