sexta-feira, março 10, 2006

Síndrome de Folha

O assunto foi levantado pelo amigo Roberto Duarte, jornalista no Rio, que, como eu, acredita (va) que O Globo era o ícone da resistência à padronização do jornalismo impresso ao estilo Folha de S.Paulo, mas parece que as coisas estão mudando, como disse o Roberto:
"O Globo está acometido da "Síndrome de Folha de S.Paulo". Vocês já repararam como é cada vez mais freqüente o jornalão carioca usar legendas óbvias para as fotos? Isto é, aquelas que explicam exatamente o que a imagem mostra (a Folha é campeã neste quesito). No domingo passado (5/2), na 1ª pg havia uma foto em destaque sobre a ocupação do exército nas favelas, onde uma mulher e uma criança passavam diante de um carro blindado. Imaginem o que a legenda dizia? Exatamente isso. No miolo havia uma segunda foto sobre a mesma matéria com legenda também óbvia.
Essa história tem se repetido com freqüência no Globo. Será que encarregaram um burocrata qualquer para escrever as legendas do jornal? Ou será que os coleguinhas que trabalham lá estão sem imaginação (não confundam pressa de fechamento com incompetência). Eu estranhei que nas críticas diárias que o Luiz Garcia faz na pg 2 não apareceu nenhum comentário sobre essas legendas sem imaginação. Ou, então, ele ficou tão constrangido de destacar esse erro que circulou a crítica apenas internamente."