sexta-feira, julho 22, 2005

Catilinária de Delúbio

Os advogados conhecem bem, os jornalistas também, já que a Filosofia é cadeira comum. O primeiro discurso contra Catilina, de Marco Túlio Cícero (106 a.C. - 43 a.C.), cônsul de Roma, recitado no Templo de Júpiter, em 8 de Novembro de 63 a.C., local para onde tinha sido convocado o Senado de Roma. A etimologia da palavra CATILINÁRIA tem a sua origem de uma acusação violenta, como a que Cícero fez a Catilina, maior inimigo da República Romana. É incrível, mas este texto de mais de 2 mil anos bem serve para o atual momento.

“Até quando, ó Catilina, abusarás da nossa paciência? Por quanto tempo ainda há de zombar de nós essa tua loucura? A que extremos se há de precipitar a tua audácia sem freio? Nem a guarda do Palatino, nem a ronda noturna da cidade, nem os temores do povo, nem a afluência de todos os homens de bem, nem este local tão bem protegido para a reunião do Senado, nem o olhar e o aspecto destes senadores, nada disto conseguiu perturbar-te? Não sentes que os teus planos estão à vista de todos? Não vês que a tua conspiração a têm já dominada todos estes que a conhecem? Quem, de entre nós, pensas tu que ignora o que fizeste na noite passada e na precedente, em que local estiveste, a quem convocaste, que deliberações foram as tuas? Oh tempos, oh costumes!”

Cícero (63 a.C)

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Não sei se entrou meus dois comentários anteriores, mas vamos lá de novo. Parabéns Marcelo pelo texto bem sacado. Oh tempos... de decepção com a política né não?
Abraço

julho 22, 2005 4:41 AM  

Postar um comentário

<< Home