sábado, novembro 12, 2005

Autocrítica

OS DEZ ERROS MAIS COMUNS NUM WEBLOG

A lista foi organizada pelo guru da usabilidade na Web, Jakob Nielsen, tido por muitos como conservador em matéria de design e por outros como o mago da ergonomia cibernética. Como em quase todas as propostas de Nielsen, não houve consenso entre os blogueiros, provocando um enorme bate-boca virtual na avaliação da lista de erros. Mas vejamos o que o guru da usabilidade tem a dizer:

1. Falta de biografia do autor - É a primeira grande falha apontada por Nielsen. Concordo integralmente porque as informações sobre o autor são um elemento importante para o usuário contextualizar os conteúdos publicados. Parece o óbvio, mas quase metade dos blogs brasileiros não tem referências detalhadas sobre seus autores, especialmente nos blogs politicos.

2. Ausência de fotos do autor - Jakob acha que isto importante, mas tem muita gente, inclusive eu, que não considera este item tão essencial assim num blog. Num ponto ele tem razão, a fotografia pode ser útil para outras publicações, especialmente revistas e jornais, interessados em citar o weblog.

3. Títulos não descritivos - Outra crítica que causou muita polêmica, principalmente entre os jornalistas. Para Nielsen títulos abstratos não geram interesse entre os visitantes porque não fornecem indicações sobre o conteúdo do texto. Ele tem razão nesta procura de envolvimento do leitor, mas deve haver sempre espaço para criatividade porque senão fica tudo igual.

4. Links sem pistas para seu conteúdo - Este erro destacado por Nielsen é muito comum e eu já o cometi várias vezes. Trata-se de dar mínimas indicações sobre a página a que se refere o link. Um exemplo do que seria o certo: Veja a versão original da lista de erros na página de Jakob Nielsen (
http://www.useit.com/alertbox/weblogs.html).

5. Textos importantes perdidos no arquivo - Uma falha quase onipresente em todos os blogs. Se o ritmo de produção for muito intenso, textos muito interessantes podem acabar soterrados no arquivo onde só os mecanismos de busca vão achá-los. A sugestão do guru da usabilidade é procurar sempre criar links para matérias antigas em textos mais atuais.


6. A cronologia como única referência - Nielsen acha esta uma falha irritante, mas não leva em conta que esta é a grande diferença entre um blog e uma página Web normal. Também concordo que a publicação seqüencial de conteúdos faz com que só os visitantes muito assíduos consigam pegar tudo que é publicado num weblog. A solução seria o autor criar espaços laterais para destacar temas preferenciais e links para textos importantes já publicados.


7. Publicação com freqüência irregular - Há uma perda de interesse quando o blog não é atualizado com freqüência, mas este erro apontado por Nielsen também não pode levar a outro, a publicação de textos irrelevantes. A publicação deve estar condicionada a material de interesse, o que implica da parte do autor a criação do habito da pesquisa.


8. Conteúdos dispersos - A falta de foco é muito prejudicial num blog. Nisto o autor da lista conta com o consenso generalizado. Quando maior o número de weblogs (hoje já são perto de 20 milhões segundo o site Technorati), maior a necessidade de especialização num tema, porque isto cria diferenciais.


9. Não pensar no futuro - As maiores críticas recebidas por Nielsen foram neste item. Ele aconselha os blogueiros a não publicar aquilo que possa prejudicá-los no futuro, possíveis empregadores, por exemplo. Se os conselhos do guru forem seguidos, a maioria dos blogs perderá boa parte de sua criatividade e diversidade.


10. Estar hospedado num serviço de weblogs - No último item da sua lista de erros, Nielsen mostra como está distanciado da média dos habitantes da blogosfera. Só os mais bem-sucedidos têm domínio próprio, o que pode ser um símbolo de status, mas não de qualidade informativa. A esmagadora maioria usa serviços gratuitos de hospedagem como o Blogger, TypePad ou Blig.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

How to inspire innovation within your company
Just saw this small list over on Toby Bloomberg's blog offering " tips for creating innovation " within an organization.
Find out how to buy and sell anything, like things related to company construction mn road on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like company construction mn road!

novembro 11, 2005 5:38 PM  

Postar um comentário

<< Home