segunda-feira, outubro 30, 2006

Bancada

Um terço dos senadores e mais de 10% dos deputados eleitos para o quadriênio 2007-2010 controlam rádios ou televisões. A Agência Repórter Social realizou um levantamento inédito sobre a posse de rádios e TVs por parlamentares, a partir de dados entregues por eles mesmos aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), na maior parte disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Para alcançar o total de 27 senadores, a reportagem aproveitou o trabalho do Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom), do Rio Grande do Sul, que no ano passado divulgou uma lista que incluía os senadores que têm parentes com concessão de rádio ou/e televisão.
O mesmo vale para os deputados, desta vez conforme a lista divulgada em 2005 pelo professor Venício de Lima, da Universidade de Brasília, sobre os deputados que aparecem diretamente na relação de concessionários de rádios e TVs do Ministério das Comunicações.
Segundo Lima, a lista de deputados que têm parentes com concessões ainda não feita, e deve fazer o número de deputados com controle de rádio e televisão passar de 100. Seria uma espécie de "Bancada da Comunicação"?

Se estivessem unidos, certamente não lutariam pelos direitos dos jornalistas... Definitivamente, não.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

A "Bancada da Comunicação" ganhou força no final do governo Sarney, quando este fez o possível e o impossível para aumentar seu mandato de 4 para 5 anos. Para conseguir que o Congresso votasse a seu favor, Sarney distribuiu concessões de rádio e TV a deputados e senadores, principalmente nas cidades do interior. Não se esqueça que muitos desses políticos também têm jornalecos que abriram ou compraram ao longo dos anos.

novembro 01, 2006 5:30 PM  

Postar um comentário

<< Home