quarta-feira, maio 10, 2006

Vigilante

Existem diversas formas de fazer a crítica da imprensa. Uma delas na base da palhaçada, está sendo encenada no momento pelo pré-candidato, Anthony Garotinho. O ex-governador do Rio mantém ridícula greve de fome como protesto pelo tratamento que recebe da mídia. Quem colocou esta singular crítica da mídia na sua exata dimensão foi outro possível pré-candidato, o presidente Lula: "Se eu fosse entrar em greve de fome cada vez que a imprensa fala mal de mim eu seria morto", disse, no dia 1º.

– Cada um protesta do jeito que quiser. Eu protesto da minha maneira. Acho que a imprensa cumpre papel importante na vida política do país, quando fala bem, quando fala mal. Não conheço ninguém que não reclama da imprensa, sou um que reclama demais da imprensa – acrescentou.

A crítica da imprensa é uma exigência das sociedades modernas e democráticas. Todos os poderes exigem um contrapoder. A imprensa se legitima na medida em que sabe exercer a vigilância sobre ela mesma. Mas quando esquece ou reluta em se criticar, surgem outros interlocutores com a sociedade.

Não nos cabe avaliar o nosso próprio trabalho, esta é sua tarefa, mas uma coisa é certa: a sociedade brasileira gostou deste avanço e não pretende abrir mão dele. A discussão sobre a imprensa entrou para o nosso cotidiano, está na nossa pauta de debates. Para sempre.

Que venham mais ouvidores (ou ombudsmans), que venham mais ONGs de crítica da mídia, que venham mais jornalistas dispostos a discutir publicamente a sua profissão. Quanto mais, melhor. A oxigenação ajuda a melhorar os ambientes. Só não ajuda quem precisa de uma greve de fome para escapar de uma imprensa vigilante.

3 Comments:

Blogger Natalia Gregolin said...

OI Marcelo...
Brigada pela visita e digo-lhe que "Sky is Crying" é uma das minhas músicas preferidas do Vaughan...
Quanto a RIDÍCULA atitude do Garotinho...nada a declarar...a tempestade sobre a sua cabeça por parte da mídia é algo que ele deveria ao menos agredecer, pois bem ou mal, em época política, lá está o "Menininho" sendo destaque...
beijos
Natty

maio 10, 2006 11:12 PM  
Anonymous Anônimo said...

Garotinho foi infeliz em sua palhaçada desde o começo. Mal ele anunciou a greve de fome, estourou a crise do gás com a Bolívia, que o ofuscou. Depois, pipocou o escândalo das ambulâncias. Agora, volta à cena o ex-secretário do PT, que disse que não disse o que disse ao Globo. O papelão do ex-governador Bolinha ficou ainda maior ontem, quando ele "se sentiu mal" após discursar para correligionários e foi internado. Agora, está tomando soro na veia. Que greve de fome fajuta é essa?

maio 11, 2006 5:21 PM  
Anonymous Anônimo said...

Já que o Garotinho é a bola da vez (sem trocadilhos...), vou voltar ao assunto. Vocês já notaram como os seus correligionário são agressivos? Estão sempre dispostos a partir para a pancadaria. Se alguém falar algo que seja contrário ao que eles pensam, o pau come. E viva a democracia e a tolerância política!

maio 11, 2006 5:26 PM  

Postar um comentário

<< Home