quarta-feira, abril 12, 2006

EU, ERRADO?

Colunista cria polêmica ao defender jabá

Presentes e gratificações no meio jornalístico – os conhecidos jabás – não costumam ser bem vistos, mas isto não impede que alguns profissionais os aceitem. Assim o fez David Pogue, colunista de tecnologia do New York Times e colaborador da CBS News e da National Public Radio. Inconformado com as desculpas dadas por Pogue por ter aceitado um "presentinho", o jornalista Matt Smith publicou um artigo sobre o desdobramento do caso no SFWeekly [5/4/06].
Smith reconhece que Pogue é realmente original, engraçado e criativo nas colunas que escreve sobre tecnologia. No entanto, depois de sua última "brincadeira", Smith o classifica como mais do que uma pessoa meramente divertida. Para ele, o colunista é uma pessoa hilária.
No mês passado, Pogue aceitou US$ 2 mil em serviços de uma empresa que recupera dados de HD, mas alegou que a atitude estava de acordo com a prática habitual das empresas de mídia, constrangendo seus empregadores. O colunista não parou por aí. Pogue conseguiu cometer uma gafe ainda maior depois do furor que o caso ganhou na rede, após Smith ter publicado uma coluna sobre o jabá. Em um podcast na CNET, Pogue sugeriu aos ouvintes que, até Smith ter escrito a coluna o denunciando, as empresas de mídia não viam nenhum problema em ele ter aceitado o "presente".


Desculpas esfarrapadas

A explicação para o jabá: há alguns meses, o colunista teve um problema no seu HD, que o levou a procurar a firma DriveSavers para recuperar os dados. Com o problema resolvido, ele escreveu artigos sobre o serviço prestado para a National Public Radio, o New York Times e a CBS News. A DriveSavers então decidiu não cobrar pelo serviço, alegando se tratar de uma "cortesia profissional". No meio jornalístico, aceitar um valor significativo de alguém sobre o qual se está escrevendo prejudica a objetividade e é considerado um conflito de interesses.
Depois da coluna de Smith denunciando o jabá, Pogue desculpou-se publicamente na CBS e o âncora Charles Osgood pediu desculpas aos telespectadores em nome da rede. Segundo Smith, Osgood parece ter exagerado no arrependimento de Pogue. Na verdade, mesmo tendo pedido desculpas, o colunista ainda continuava achando que não havia agido de forma errada. "Meus editores, produtores e eu concordamos nestes pontos: as desculpas públicas foram dadas, a DriveSavers foi reembolsada e agora vamos em frente. Meus produtores na CBS também sabem dos motivos que levaram a tudo isto", respondeu Pogue.


Fonte: Observatório da Imprensa

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nessas horas, acredito, pode-se valer o meio-termo: ele aceitava um desconto, por educação (e por economia, que ninguém é bobo), e se falassem muito, ele diria: "foi apenas um desconto de cortesia". Afinal, o artigo não foi escrito antes de oferecerem o "presente"? Sou contra as pessoas, jornalistas ou não, se venderem ou venderem suas opiniões. Mas há um certo radicalismo pairando no mundo...

abril 27, 2006 6:08 PM  

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