quarta-feira, setembro 27, 2006

Aloprados

Numa hora, o presidente-candidato Lula fustiga os "aloprados" do PT. Horas antes, esgoelou-se contra o "partidarismo da imprensa" apenas porque esta investiga as trapalhadas daqueles mesmos aloprados. Quem é aloprado? O que se pretende com este clima de desatinos?
Num discurso, o presidente-candidato apresenta-se como reencarnação de Jesus Cristo traído, em outro proclama que nenhuma denúncia [da imprensa] o impedirá de ganhar no primeiro turno. Mas as denúncias referem-se justamente àqueles que traíram Sua Excia...
Dane-se a coerência: o país virou um palanque amalucado onde a irracionalidade e a irresponsabilidade, em ritmo alucinado, promovem um dos mais lamentáveis espetáculos de vale-tudo eleitoral de todos os tempos.
Tática para confundir os adversários? Surto de esquizofrenia aguda? Ou apenas demagogia? Qualquer que seja o diagnóstico, o que não se pode admitir é a instalação de um clima delirante menos de uma semana antes daquele dia em que devem imperar a ponderação e o bom-senso.
Não se ameaça a democracia (ou, no caso, um dos seus esteios) às vésperas de eleições. Sobretudo quando um dos protagonistas, além de candidato, é também presidente da República – supremo magistrado, comandante em chefe das Forças Armadas, chefe do governo e da nação, encarregado de zelar pela tranqüilidade do processo político e pela harmonia institucional.


Alberto Dines