quarta-feira, novembro 01, 2006

Da Diretora do Núcleo de Comunicação Social da UFF

Aos meus caros jornalistas

Prezados Colegas,


Penso que alguns de vocês me conheçam, outros estejam em fase de conhecimento. Desejo que todos, nesse curto período de convivência, saibam separar ou compreender o sentido das minhas qualidades e defeitos, ambos, referências de crescimento diário de qualquer ser humano.
Nestas idas e vindas, quando do convite desta Universidade para chefiar a Comunicação Social, não pude dizer não...! Apesar da minha vida profissional, naquele momento estar bem conduzida e o convite ter sido formulado numa área de trabalho que confesso não me animava tanto, todavia, considerando-me uma funcionária pública – repito, não me refutaria a ajudar.
E nela fiz o que pude para somar a minha experiência, a minha fé, a minha energia a cada um (a) da equipe formada pela dupla Cícero e Peçanha. Nesses seis anos de trabalho conjunto, a Comunicação na Universidade Federal Fluminense deu um salto de qualidade, atuando de forma estratégica e decisiva na formação de imagem da instituição. A arte do improviso gradativamente perdeu espaço para a profissionalização. A comunicação passou a ser uma ferramenta planejada para aperfeiçoar a capacidade de intermediar relações com os diversos públicos de interesse, entre eles, a comunidade acadêmica, a sociedade e a imprensa.
Hoje a comunicação não está a reboque, nem à frente dos objetivos da nossa organização, mas ao lado dela, como parte do seu planejamento estratégico. Um canal eficiente para professores, alunos, dirigentes e servidores tornarem públicas, interna e externamente, as informações sobre a produção científica, a vida acadêmica, cultural, político e administrativa, além de ser um excelente campo de estágios para estudantes da universidade.
Passados estes anos, quero voltar ao projeto que originalmente tinha estabelecido, de me concentrar na área de comunicação e saúde, minha especialidade certificada pela Fiocruz, com o objetivo de somar esforços na construção de uma política de comunicação para a saúde pública do país.
Penso que estar na chefia do Núcleo de Comunicação da UFF é mais que temporalmente incompatível. Assim tem revelado minha alma, porque subestimei os minutos de cada telefonema e solicitação que precisei atender, com cuidado, tentando responder e servir a todos e tudo com o carinho do cargo/função, o que exigiria ampliar as horas do relógio -mais que 24 horas-. Logo, preciso de um afastamento para poder dedicar-me com mais afinco.
Aproveito a oportunidade para primeiro agradecer o convívio, o trabalho conjunto, a paciência com minhas limitações, digo com meus defeitos, sonhando que as qualidades ocupem o patamar superior das nossas almas neste período de convivência. Segundo, desejar que em 2007 e nos anos que seguem, possamos ampliar nosso potencial de produção rumo à superação das desigualdades.
Por fim, deixo um grande abraço a todos, e a cada um da equipe, na esperança de podermos continuar ajudando a Universidade Federal Fluminense.
Por um Brasil Sem Fome, pelas famílias, todas com Saúde e Educação, e por um mundo com Paz!

Cristina Ruas
Com esperanças sempre!