sábado, janeiro 13, 2007

Devolve o brinquedo, tio!

Vale por um bifão o comentário do diretor de programação da MTV, Zico Goes, ao revelar à Folha que a emissora recebeu mais de 50 mil mensagens de protesto contra a apresentadora Daniela Cicarelli depois do bloqueio do YouTube:
"Isso é mais uma gritaria juvenil porque um brinquedo foi tirado do que um sentimento contra a censura".
A palavra-chave, naturalmente, é "brinquedo".
Vai um abismo entre o uso da web como divertimento, sob qualquer de suas múltiplas formas, ao gosto de cada qual, mas quase sempre com doses cavalares de narcisismo, e como instrumento de democratização da informação e do debate público sobre questões de interesse coletivo.
O abismo é conceitual e quantitativo. Para cada upload que se enquadre nessa segunda categoria, há "inhentos" da outra.
Tudo bem. A vida é assim. Mais de meio século atrás, quando a televisão começou a ser nos Estados Unidos o que viria a ser no mundo inteiro, não faltou quem dissesse que o novo meio daria um impulso colossal à educação do povo americano, levando milhões de jovens e adultos a bater às portas das escolas superiores para saber mais.
Bobagem, comentou o sociólogo Seymour Martin Lipset, especialista em comunicação de massa. A preferência geral será pela Columbia Broadcasting System, a CBS, nunca pela Universidade Columbia.
Então que se divirtam. Mas não venham mistificar as coisas. Nem dar ao que fazem uma grandeza revolucionária. Aliás, o desonesto perfeito é aquele que, antes de enganar os outros, se engana a si mesmo – o que parece ser o caso dos que atribuem às novas mídias atributos que rebaixariam definitivamente para a terceira divisão a velha mídia impressa – vide a revista Time que escolheu o internauta da segunda geração (o da tal web 2.0) a Pessoa do Ano de 2006.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

O comentário de Zico Goes foi uma reclamação à ameaça de boicotar a MTV por causa do Cicarelligate. Goes deveria ficar calado porque o episódio, mal ou bem, chamou a atenção para o "programa" da dublê de modelo e apresentadora. Por outro lado, ela conseguiu o que queria: aparecer na imprensa. Depois que o casamento desfeito com Ronaldo caiu no esquecimento, ela precisava de algum assunto que a trouxesse de volta às manchetes. Para os infelizes que têm essa necessidade doentia de serem "famosos" vale tudo, até se expor em uma praia da Espanha e torcer para que as imagens virem notícia. Quem viu o famoso vídeo não tem dúvidas de que ela e o namorado de plantão sabiam que estavam sendo filmados. Se isso não fosse verdade, teriam feito o que fizeram em um hotel, e não em uma praia movimentada.
E por falar em "famosos", está surgindo mais uma safra deles: começou mais um Big Brother Brasil.

janeiro 15, 2007 11:07 AM  

Postar um comentário

<< Home