sábado, dezembro 02, 2006

Mercado bom para assessorias

Pesquisa encomendada pela FSB Comunicações junto ao Ibope Solution com 100 das maiores empresas brasileiras mostrou que a comunicação corporativa ganhou status no Brasil, está cada vez mais atrelada ao alto escalão e comprometida com os resultados dos negócios. Este processo está refletido não só no budget, mas também na valorização da área de comunicação corporativa nas estruturas organizacionais.
A pesquisa revela que para 100 das maiores empresas brasileiras 57% têm seus departamentos de comunicação com report direto ao CEO ou presidente. Os investimentos também cresceram em média 19% em relação ao ano passado, em 45% das empresas consultadas. Do total pesquisado, 41% devem manter o mesmo patamar de 2005 e 14% reduzirão o montante, em média 22,5%. Para o próximo ano, as perspectivas são otimistas: 48% das companhias prometem ampliar ainda mais estes investimentos.
“Num ambiente em que os concorrentes estão em toda parte e há uma crise de credibilidade corporativa puxada pelos recentes escândalos ocorridos nos Estados Unidos, como por exemplo o caso da Enron, ter uma boa reputação e relacionamento com diferentes públicos são importantes vantagens competitivas para uma empresa”, diz Francisco Soares Brandão, sócio-fundador da FSB Comunicações.
No Brasil, a visão de que a imagem corporativa se forma a partir da soma das percepções de diferentes públicos tem feito com que as empresas estruturem e planejem a comunicação de forma mais abrangente e integrada. Por conta desta mudança de mentalidade, as áreas de comunicação já absorvem atividades como Relações Governamentais (em 30% das empresas ouvidas pelo Ibobe/FSB), Relações com Investidores (21%), Organização de Eventos (11%), Publicidade (11%), Responsabilidade Social (10%), Relacionamento com Clientes (6%) e Mídias On-line (5%).
Quanto ao perfil dos profissionais a senioridade se destaca: a maioria dos profissionais tem entre 40 e 49 anos (36%), seguidos pelos que estão na faixa dos 30 aos 39 anos (30%). 53% dos profissionais são do sexo masculino contra 47% do feminino.
A pesquisa foi encomendada pela FSB ao Ibope Solution no início deste ano com o objetivo de mapear a área de comunicação corporativa. “Apesar do crescimento da área, recursos e responsabilidades, a área de comunicação corporativa ainda encontra muitos desafios. O entendimento correto do seu escopo e a forma como mensura resultados são algumas questões a serem resolvidas para que esta atividade consolide sua atuação no Brasil. Ao abordar alguns aspectos da comunicação, a FSB espera contribuir para o desenvolvimento deste mercado”, explica Francisco Brandão.

Amostra

A pesquisa foi realizada em maio deste ano com 100 das 1000 maiores empresas do Brasil, listadas na publicação Melhores e Maiores de 2005. Do total de empresas consultadas, 52% estão no segmento de indústria, 38% em serviços e 10% no comércio; 64% estão localizadas em São Paulo e 53% são de origem nacional. Entre os entrevistados, 69% têm cargos de comunicação e 22% de marketing. A formação predominante é Jornalismo, com 36%. Em seguida, figuram profissionais formados em Administração (16%), Marketing (13%), Publicidade (11%), Relações Públicas (7%), entre outras.


Fonte: FSB Comunicações