sábado, novembro 11, 2006

Na 'vitrola'

Morto há 28 anos, pouca gente da nova geração conhece a obra de Elvis Presley. Este, sem dúvida, o maior cantor de todos os tempos. Até hoje ninguém vendeu - e continua vendendo - tantos discos quanto Elvis. Segundo registros recentes da indústria fonográfica, mais de 1 bilhão. Isso mesmo, um bilhão de discos vendidos em todo o planeta! É o cantor mais executado em todo o mundo, mesmo nunca tendo feito um único show sequer fora do território americano. Imagine só se pudesse contar com, por exemplo, a internet?

Quando Elvis morreu eu não passava de uma criança. Certamente faria parte dos excluídos da boa música que não cohecem o talento de Elvis. Por sorte, cresci ouvindo seus discos. Minha mãe, fã incondicional, assim me permitiu. Mas essa história eu já contei aqui...

Gostaria agora de falar sobre o disco que não sai do Cd-player: "Ultimate Gospel". Neste raro título é possível apreciar uma das ainda mais desconhecidas facetas de Elvis. Evangéilco, Elvis sempre incluía louvores em seus shows. Mais do que isso, seus ensaios sempre eram inciados com sessões e mais sessões do melhor Black Gospel. Eram duas as maiores paixões de Elvis: Jesus e a mãe.

Lembro-me de uma passagem de sua biografia que relatava um momento em um show em Atlanta, quando um grupo com seis garotas estendeu uma enorme faixa que dizia: “Elvis é o Rei!”. No meio do espetáculo, Elvis, enfurecido, mandou parar a música, apontou para as garotas e disse:

- Vocês estão enganadas: Jesus é o Rei!

Apesar de gravações aleatórias em diversos discos, Ultimate Gospel é o único registro apenas com músicas de louvores gravadas por Elvis. E ele caprichou! O feeling de Elvis, os arranjos meticulosos e atmosfera de louvor a Cristo fazem com que seja praticamente impossível não se emocionar ao ouvir qualquer uma das canções. Este sim, um disco que vale a pena.