quarta-feira, junho 07, 2006

Pacto do bem

Talvez seja uma boa hora para discutir a importância de a mídia comandar uma campanha por um pacto nacional contra a violência. Uma necessidade cada vez mais urgente.
O crescimento do crime organizado exige que a sociedade também se organize para dar uma resposta à altura mas, em um ano de eleições presidenciais, parece que não há tanta pressa.
O presidente Lula já acenou com a possibilidade de uma ação conjunta entre governo e oposição, mas só depois do pleito, em outubro.
Será que podemos nos dar ao luxo de esperar? Será que um pacto entre a própria mídia para pressionar a classe política não poderia surtir efeito e acelerar o processo? Ou será que nada mais fará efeito nesse País, onde um bando de desocupados travestidos de trabalhadores rurais invade um dos maiores símbolos da democracia brasileira para provocar o caos e a desordem. É certo que os membros titulares do Congresso dão demonstrações evidentes de descaso com o povo e com a Pátria. Mas apoiar atos de vandalismo é incentivar a violência.
Quando ando pelas ruas do Rio sinto uma forte descarga de adrenalina. Dúvida sobre o que encontrar pela frente. O mesmo acontece quando ando em São Paulo ou até em Volta Redonda. Precisamos nos mobilizar, não só pelo fim da violência que torna as mortes banais, mas lutar também por nossa liberdade
.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Um dos problemas é o destaque que os bandidos recebem dos nossos coleguinhas. Falta pouco para serem tratados como Robin Hoods modernos. Os jornais enchem a bola desses assassinos, o que só faz aumentar a fama deles entre os outros bandidos. Aí, é claro que estes também querem aparecer, e partem para a violência ainda maior. Já repararam que todo bandido tem apelido? E como se orgulham deles... Ao invés de colocarem esses apelidos nas manchetes, as redações deveriam citá-los pelos seus nomes verdadeiros, sempre que soubessem quais são. Isso ajudaria a baixar sua bola e eles perderiam essa imagem de poderosos que gostam de exibir. Chega de endeusar a bandidagem!

junho 09, 2006 6:08 PM  
Anonymous Mariana dos Anjos said...

Sem dúvida que uma campanha da mídia contra a violência poderia ajudar a criar uma cultura de paz na sociedade, se ela estimulasse nas pessoas o respeito pelo outro, a gentileza, a bondade, a compreensão, a amizade e mesmo a compaixão. Mas sabemos que a mídia nunca instilará esses nobres sentimentos nas pessoas, pois não lhe interessa, não estão de acordo com a sua ideologia de morte, que prega mesmo a violência contra nascituros indefesos.
Acredito que para diminuir a violência na sociedade é preciso muito mais do que campanhas da mídia e passeatas pela paz, pois a causa dos alarmantes índices de violência na sociedade contemporânea são a falta de fé ( os homens se afastaram de Deus) e a destruição das famílias, que provoca os desajustes psicológicos que vemos nos indivíduos nos dias de hoje.
Enquanto os homens não voltarem para Deus e sua sã doutrina, lamentavelmente é impossível se pensar em paz para o mundo. A tendência em relação à violência é ela piorar cada vez mais, até quando os homens destruirem a si mesmos através de uma hecatombe global.

setembro 27, 2010 7:34 AM  

Postar um comentário

<< Home