sábado, março 31, 2007

Bons Tempos III - Stevie Ray Vaughan

Não poderia dar seguimento a essa pequena seleção das bandas e músicos que marcaram e ainda marcam minha vida sem falar neste cara. Não é exagero dizer que existem dois tipos de guitarristas: os que querem tocar como Stevie Ray Vaughan e os que tentam tocar como ele. Sua influência para o instrumento, independente do estilo, é inquestionável, o que o coloca na história ao lado - ou na maioria dos casos - acima de nomes como Jimi Hendrix, Django Reinhardt, Charlie Christian, Eric Clapton, Jeff Beck, Jimmy Page, entre outros. Todos precursores de inovações que fizeram a guitarra nunca mais ser a mesma. Mas se cada um se destacava por uma carecterística, Vaughan era o único a possuí-las todas: técnica, virtuose, velocidade, habilidade e, acima de tudo, um feeling incomparável.
Para o blues, sua importância foi tanta que fez ressuscitar e difundir, a toda uma nova geração, um estilo que estava há quase duas décadas relegado ao esquecimento. Trouxe de volta aos holofotes lendas como Albert King, Freddie King, Albert Collins e Buddy Guy, entre outros, todos amplamente citados por ele como suas fontes de inspiração. E mais, com seu peculiar blues texano de pegada forte, impregnado de influências de Hendrix, aliado à postura incendiária nos palcos, injetou sangue novo ao estilo, que, desde então, renova-se a reboque de toda uma legião de jovens guitarristas que nele se inspiram.
Em 1982 grava seu primeiro disco, a obra-prima "Texas Flood".
Não seduzido pelo estrelato, Vaughan continuava fazendo shows em pequenos bares. E isso só serviu para chamar mais atenção. Quem era aquele guitarrista excepcional que preferia ser um desconhecido fiel ao seu trabalho do que ser alguém?
Em 86, Stevie já era há alguns anos um grande sucesso reconhecido internacionalmente. Mas problemas com drogas e álcool levaram ao fim de seu casamento e a internação em uma clínica de reabilitação. Em 88, ele finalmente retornou saudável e sóbrio para gravar In Step, que demonstra sua maturidade técnica e musical.
Quando tudo parecia finalmente bem, veio o pior. Em 27 de agosto de 90, após um show ao lado de Eric Clapton, Buddy Guy e Robert Cray, Stevie entrou em um helicóptero rumo a Chicago, próxima cidade de sua turnê. Para se ter noção de quem foi este cara, o dia de sua morte é feriado estadual no Texas, e as rádios o homenageiam com horas e horas de seu mais puro e perfeito som, como o que eu selecionei para postar aqui. Uma apresentação apoteótica de Texas Flood. Reparem só o que Vaughan era capaz de fazer com uma guitarra e digam se eram ou não Bons Tempos!

1 Comments:

Blogger SACANITAS said...

:)
adorei o about me!

beijo
*te vi no blog da na*
.
.
.

.

abril 06, 2007 6:17 PM  

Postar um comentário

<< Home