quinta-feira, maio 10, 2007

Fé em deus e pé na tábua!

A semana no Brasil será decididamente religiosa. Ou pelo menos voltada para assuntos religiosos, o que não é a mesma coisa. A visita do Papa Bento XVI ao Brasil, mais especialmente a São Paulo, deve absorver as atenções da mídia e agravar a sua conhecida tendência para a concentração temática.
As edições do fim de semana ofereceram amostras do conteúdo que deve predominar a partir da quarta-feira (9/5). A amostra mais interessante foi a manchete de domingo (6), da Folha de S.Paulo, com o resultado da sua sondagem sobre a fé religiosa dos brasileiros.
Não chega a surpreender a constatação de que 97% dos entrevistados acreditam em Deus e que, destes, 64% são católicos, 22% protestantes, 5% professam outras religiões, 6% não têm religião e 3% são agnósticos ou céticos.
Tudo muito legal e ilustrativo. O problema é que, enquanto os olhos da mídia se voltam para o papa, aqueles que se acreditam como deuses (ou se assumem como diabos) continuam em suas rotinas de aumentar salários, chamar umas de prostitutas, outras de feias... Enquanto o gaiato diz que não se mete em briga de "mulheres"... o que mais virá?