sábado, maio 28, 2005

Investir em pessoas

Em entrevista concedida ao jornal La Nación e publicada na edição de segunda-feira (18/05), Arthur Sulzberger Jr., diretor do The New York Times, disse que o sucesso do diário está relacionado ao reinvestimento de lucros na empresa e ao "jornalismo de qualidade" praticado no NYT. O jornal aumentou sua circulação e teve lucro anual de mais de US$ 300 milhões. Também tem o site de notícias mais visitado do mundo. Sulzberger tem 53 anos e comanda o NYT há mais de dez.
Destaco abaixo o que considero um dos momentos mais importantes da entrevista de Sulzberger, quando fala sobra a valorização dos profissionais. Vejam:


La Nacion - O senhor sempre defendeu grandes investimentos no jornalismo porque acredita em retorno a longo prazo. Ainda mantém essa premissa?

SULZBERGER: É claro! Vou te dar um exemplo: como ocorre em todos os jornais dos Estados Unidos, a publicidade que chega hoje ao “Times” é bem menor do que foi na década de 90. Gostaríamos de manter nossas margens de lucro. A maneira de conseguir isso é investindo na qualidade do jornal. No ano passado, reforçamos as editorias de cultura, viagens, crítica literária, imóveis e outras. E melhoramos o sistema de computador dos repórteres para facilitar seu trabalho, além de investirmos em políticas de recursos humanos. O principal patrimônio doNYT são seus profissionais. Tudo isso exigiu um grande investimento, num momento em que cortávamos gastos na empresa. Este ano, faremos algo similar. Criaremos uma nova seção, dedicada aos jovens, e vamos reforçar a seção de negócios, que é publicada de segunda-feira a sábado. Esses são investimentos que dão retorno: nosso índice de leitura sobe e a publicidade
dessas seções cresce.