domingo, julho 23, 2006

Pacto

Será possível tirar a questão da violência dos palanques eleitorais? Em outras palavras: a mídia conseguirá convencer as forças políticas para juntarem-se num pacto contra o poder do narcotráfico? Você já ouviu estas perguntas aqui. E foi muito recentemente, logo depois da primeira ofensiva do PCC na ocasião. A conclusão dos participantes foi unânime: a idéia é generosa mas em eleição todos querem brigar.
Isso foi há seis semanas. Depois da segunda ofensiva do PCC os diversos candidatos ficaram ainda mais excitados e serviram-se da situação reinante para deflagrar uma guerra aberta.
A reação da imprensa foi quase imediata: em editoriais ou artigos assinados começaram a aparecer manifestações, embora isoladas e discretas, mas decididamente contra a exploração eleitoral da crise paulista. Um seminário em Madrid na semana passada serviu para lembrar aos jornalistas brasileiros lá presentes o histórico pacto de Moncloa que pavimentou a transição espanhola da ditadura franquista para a democracia plena e a prosperidade.
Por isso voltar ao assunto hoje: será que o eleitor quer ouvir esta lavagem de roupa suja sobre a situação dos presídios e o crescimento do narcotráfico ou prefere ver os governos e os partidos trabalhando juntos e imediatamente para o restabelecimento do estado de direito? Nossa cultura política só admite enfrentamentos radicais ou já está pronta para começar a pensar em tréguas ou coalizões?

3 Comments:

Blogger Ná Jornalista web said...

Na minha opinião, DEVERÍAMOS estar prontos para pensar em trégua...mas dúvido muito que isso irá acontecer logo.
Beijos Ná Carvalho

julho 25, 2006 8:49 AM  
Anonymous Anônimo said...

Preocupação com o bem público não existe na cartilha dos políticos. Eles querem é se dar bem, não importa como. Por isso, não acredito que concordem em fazer qualquer tipo de pacto ou trégua com os adversários, não interessa o motivo. Mostrar os podres da administração atual (seja federal, estadual ou municipal) é a arma que os políticos têm para tentar vencer. Quando chegam lá, trocam de camisa e passam a se defender dos ataques. E tudo recomeça.

julho 25, 2006 4:33 PM  
Anonymous Anônimo said...

Greets to the webmaster of this wonderful site. Keep working. Thank you.
»

agosto 17, 2006 6:16 PM  

Postar um comentário

<< Home