sexta-feira, junho 23, 2006

DAN RATHER

Veterano se despede da CBS após 44 anos

Depois de 44 anos de serviços prestados à CBS News, Dan Rather deixou o canal de notícias americano na terça-feira (20/6). O contrato de Rather venceria em novembro, mas sua saída foi antecipada em conseqüência da polêmica edição do 60 Minutes sobre a atuação de George Bush na Guarda Nacional, nos anos 1970.
Apresentado por Rather e transmitido em setembro de 2004, em época de campanha presidencial, o programa baseou seus argumentos em documentos de veracidade questionável e foi brutalmente criticado. Seis meses depois, em março de 2005, o jornalista deixou o posto de âncora do telejornal noturno CBS Evening News, que ocupava havia 24 anos.

Desejo de trabalhar

Rather contribuiu com oito reportagens para o 60 Minutes após o episódio controverso, mas confessou que o trabalho não era suficiente para satisfazê-lo. Segundo o jornalista, a CBS teria lhe oferecido um novo contrato sem tarefas estabelecidas. "Depois de uma extensa briga... eles não sustentaram sua obrigação de me permitir fazer um trabalho substancial aqui", desabafou Rather.
Já era notório o desejo da CBS de deixar para trás a era-Rather e dar início a uma nova era com a chegada da âncora Katie Couric – que assume a apresentação do CBS Evening News em setembro, no lugar de Bob Schieffer. Sean McManus, que assumiu a presidência da CBS News no ano passado, não quis expor detalhes sobre a oferta feita pela emissora ao jornalista. "Basicamente, não conseguíamos pensar em uma situação para Dan na CBS News que fizesse sentido tanto para ele quanto para nós", afirmou, ressaltando que a decisão não teve motivação financeira.
O ex-âncora, de 74 anos, afirmou que não tem intenção de se aposentar. Ele considera uma oferta para fazer um programa semanal na HDNet, pequena rede de televisão digital oferecida em sistemas a cabo e por satélite. "Não tem nada a ver comigo ficar parado e não fazer nada", afirmou, completando que fundou uma empresa, a News and Guts, para futuros investimentos jornalísticos.

Fonte: Associated Press e CBS

1 Comments:

Blogger Ná Jornalista web said...

Bom Dia, Marcelo!
E quem vai entender esse (nosso) meio jornalístico né?!
bjoss Ná Carvalho

junho 23, 2006 8:12 AM  

Postar um comentário

<< Home