quarta-feira, junho 21, 2006

Demagogia

O deputado Paulo Baltazar (PSB-RJ) tem usado seu programa de rádio para “desafiar” veículos e jornalistas que noticiam (entre esses eu) seu suposto envolvimento na compra superfaturada de ambulâncias a “provarem” que ele tem realmente qualquer participação na chamada máfia das ambulâncias. Acredito que quem deva provar ou não alguma coisa é a Polícia Federal, que já investiga o caso; a recém-criada CPI dos Sanguessugas; e por fim o próprio deputado, que deve desmontar todas as evidências levantadas pela imprensa nos últimos meses. A edição da revista Isto É da semana passada, por exemplo, teve acesso ao livro-caixa da Planam onde, segundo a matéria, o nome do deputado Baltazar aparece várias vezes, inclusive em “contas a pagar” e, em alguns casos, grafado como “Paulinho” Baltazar – bem íntimo, não? -, ao lado de municípios que receberam emendas do parlamentar para a compra das ambulâncias.
Além do descabido “desafio”, o deputado usa o microfone para fazer demagogia ao dizer que é favorável à CPI, já que “não tem nada a temer”. Ele só não diz que se recusou a assinar – e não assinou – o pedido de instauração da Comissão.

Se realmente não tem nada a temer eu não sei, mas pelo menos deveria preocupar-se com membros da CPI como a senadora Heloísa Helena e o deputado Fernando Gabeira, que ainda parecem ser ilhas de moralidade no mar de lama do Congresso.
Por fim, o deputado deveria refletir que se o mundo todo fosse um grande tribunal, certamente aos jornalistas não caberiam os papéis de juízes ou promotores. Restaria aos jornalistas o papel que já desempenham, de testemunhas de fatos e evidências. E nesse grande julgamento o único papel ainda vago é o de réu, já que os eleitores serão os jurados, e a sentença final virá das urnas, deputado.

1 Comments:

Blogger Ná Jornalista web said...

Bom dia!Pois é, contatos e contatos sendo estabelecidos...mais um motivo para eu gostar de blog!
segui seu conselhoe postei um texto...nada jornalístico, mais tendencioso para psicológico, mas...falando c/ a alma!
bjoss Ná Carvalho

junho 21, 2006 8:13 AM  

Postar um comentário

<< Home