segunda-feira, junho 26, 2006

Diploma

STF vai decidir sobre diploma
obrigatório para jornalistas

O desembargador Baptista Pereira, vice-presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, com sede em São Paulo, admitiu recurso do Ministério Público Federal contra a obrigatoriedade do diploma para jornalistas profissionais. O processo agora vai subir para o Supremo Tribunal Federal decidir se a exigência do diploma é "incompatível" com a Constituição, como entende o Ministério Público Federal.

Em 2001, a juíza Carla Rister, da 16ª Vara Cível, suspendera a obrigatoriedade. Em outubro de 2005, o TRF restituiu a exigência.O juiz federal convocado Manoel Álvares, relator do processo, entendera que são "incalculáveis" os danos "pelo exercício da profissão por pessoa desqualificada".
Em março, a procuradora-regional da República Luiza Fonseca Frischeisen ofereceu recurso, sob a alegação que a Constituição garante o direito do livre trabalho.A procuradora argumentou que o jornalismo "constitui uma atividade intelectual, desprovida de especificidade que exija diploma para seu exercício".

3 Comments:

Blogger Ná Jornalista web said...

ABSURDO!Não consigo em conformar com esse fato, é intolerável e sem base nenhuma!
Jornalismo, pra mim, é como uma outra profissão que tem que exigir diploma para o exercício da profissão.Se na faculdade, aprendendo a ter novas visões já eramos tanto, imagina uma pessoa que nem imagina e nem se importa com o poder que tem as palavras?!
Impensável...
Beijos, futuro colega de profissão!
Ná Carvalho

junho 27, 2006 9:29 AM  
Blogger Natalia Gregolin said...

É lamentável!!!
A prática do jornalismo, no meu ponto de vista (de forma meramente academica, nd prática), é algo de extrema responsabilidade. E as teorias de Adorno, Horkheimer, B. Frankilin, Marx, entre tantos outros pensadores que até hoje nos dizem das peripércias de um mundo desinformado e ideológicamente premeditado? Tais teorias cairiam por terra? Bem, acho que neste caso ela bem que se confirma...a Industria Cultural e a Cultura de Massa regem o pensamento restrito daqueles que julgam que uma profissão de tanta responsabilidade não necessite de uma base estrutural antes de intelectual para ser exercida. Sendo assim, quantas outras profissões também não abstiriam o diploma?! Se sei ler e escrever, posso ser professora alfabetizadora (?)..Se posso ler as leis dos Códigos Civis, Penais, posso ser advogada (?)..Se sei mexer em computadores, posso ser uma Analista de Sistemas?
Ser um profissional, não se resume em ser um curioso no assunto. Não se resume em praticar a profissão por mero acaso da intelectualidade. É preciso responsabilidade, em qualquer área que se atue, inclusive na desta juíza que ao estabelecer a não obrigatoriedade enquanto o diploma de um jornalista, estará colocando em check a intelectualidade de toda uma nação e não somente dos profissionais da área!
Nossa..me revoltei mesmo..rs..olha o tamanhinho do texto q escrevi..rs
bjokas

junho 27, 2006 11:34 PM  
Anonymous Anônimo said...

Esta briga pelo diploma é antiga e não vai terminar tão cedo. Concordo com a obrigatoriedade (apesar de ter trabalhado algum tempo sem diploma), porém mais importante é as faculdades de Comunicação reverem seus currículos, tão defasados da realidade. Do que adianta termos jornalistas diplomados mas desinformados, que não sabem o mínimo para exercer a profissão. Desculpem-me os colegas e futuros colegas, mas conheço bastante gente que seria melhor jornalista do que muitos "diplomados" que estão por aí escrevendo besteiras. Para justificarmos a exigência do diploma precisamos, antes, provarmos que sabemos o que fazer com ele em nossas mãos.

junho 30, 2006 6:08 PM  

Postar um comentário

<< Home