quinta-feira, julho 27, 2006

Tecnocratas

Amigos que atuam na assessoria de imprensa da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) estão, de certa forma, com seus empregos ameaçados. Entre esses, Helton Fraga. Helton é um dos meus poucos amigos. Amigo do peito. Padrinho de casamento. Jornalista impecável, de grandes matérias nos jornais O DIA e Brasil, como, entre outras, a cobertura do ônibus 174, no Rio. Há alguns anos, de tanto elaborar pautas e matérias que desvendavam os bastidores do poder da CSN, Helton foi convidado pela então gerente de comunicação, Mariza Louvan, para fazer parte da, na época, excelente equipe de comunicação da empresa.
Agora, por mais uma decisão do empresário Benjamin Steinbruch, Helton e os demais da comunicação terão de optar: ou aceitam ser transferidos para São Paulo, ou rua. Com salários dígnos e numa empresa de respeito, a decisão parece simples. Pelo menos na cabeça dos tecnocratas da CSN.
Acontece que meu amigo Helton, e mais cerca de 600 funcionários de outros diversos setores além da comunicação terão que fazer, na verdade, outra opção: ou continuam com seus empregos, ou largam toda uma vida construída em Volta Redonda para ir, de rompante, para São Paulo.
Os filhos deixam as escolas, os amigos. Eles próprios deixam os amigos, as famílias. E as casas. E os empregos das esposas ou dos maridos. Ou as próprias esposas ou maridos. Ou os próprios filhos...
E isso tudo por causa de uma decisão feita numa sala de reuniões qualquer a cerca de 400 kms da fábrica. Se acham que é bom para a empresa, que se danem as pessoas. E ainda diziam que a praga da humanide era o Socialismo.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

O que a CSN vai fazer, outras empresas já o fizeram ou pretendem fazer. Tenho um amigo na Claro (é engenheiro) que foi colocado contra a parede: ou vai para SP ou para a rua. Felizmente para ele, a decisão final foi adiada por mais de um ano. Nesse tempo, ele conseguiu passar para a Petrobras, ganhando bem menos, mas garantiu seu futuro, e deu uma banana para a Claro. Um dos motivos para essas "decisões empresariais" é a situação caótica do estado do RJ que leva ao esvaziamento econômico provocado por péssima administração pública, carga tributária elevada e corrupção em geral. Azar de nós que moramos aqui.

julho 27, 2006 4:41 PM  
Blogger Brena Braz said...

Oi, Marcelo!
Nossa... que bacana! Alguém com um blog de um perfil totalmente diferente do meu me visitando!
Seu blog é muito bom, viu?!
Beijos

julho 27, 2006 6:13 PM  
Anonymous Anônimo said...

Keep up the good work. thnx!
»

agosto 11, 2006 6:19 AM  

Postar um comentário

<< Home