quarta-feira, novembro 30, 2005

O Dono do Mundo II

EUA têm poder para tirar um país inteiro da rede

Tecnicamente, os Estados Unidos podem isolar um país inteiro da internet, embora poucos acreditem que isso seja provável de acontecer. O isolamento seria possível com uma alteração no principal servidor raiz da Organização da Internet para Designação de Nomes e Números (Icann, na sigla em inglês). A Icann é uma organização não governamental sem fins lucrativos sediada na Califórnia que centraliza os domínios de primeiro nível da rede, a exemplo do '.com' e o '.br'.
Esse servidor-mãe da Icann replica as atualizações feitas nele para outras máquinas espalhadas pelo mundo. Se, por exemplo, o domínio do Iraque (.iq) for tirado do sistema, as outras máquinas-espelho, como a do Brasil, perderão o contato com as páginas do país, embora a nação ainda possa utilizar a internet internamente.
- Um único país controla a internet - critica o secretário de logística e tecnologia da informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna, um dos representantes do Brasil na cúpula.
Integrante brasileira do conselho da Icann e secretária de política de informática na segunda gestão de Fernando Henrique Cardoso, Vanda Scartezini, ressalva que a administração das máquinas é feita por funcionários sem interesses políticos ou ligação com o governo americano, como acadêmicos.
- É praticamente inviável que isso aconteça. Precisariam passar por cima dessas pessoas - diz.
Mesmo com a criação do fórum internacional, os Estados Unidos ainda manteriam o poder de tirar um país da rede, já que a administração de domínios continuará sendo feita pela Icann. Por ser americana, a empresa está sujeita às leis locais e às determinações do Departamento de Comércio dos EUA.


Fonte: O Globo