quinta-feira, agosto 03, 2006

Reportagens on-line

Para a maioria dos repórteres que trabalham em redações jornalísticas a internet não passa de uma ferramenta para mandar emails e para fazer buscas. Mas os profissionais que atuam em sites de jornalismo on-line estão descobrindo que a rede é muito mais do que isto e estão sendo obrigados a agir de forma não convencional.
Uma das regras de ouro das redações tradicionais é o profissional fazer mistério sobre o que está investigando pensando num possível "furo". Mas os repórteres on-line e os blogueiros autônomos estão aprendendo que o segredo não é mais a alma do seu negócio, muito pelo contrário.
Quem faz jornalismo na Web começa a descobrir as vantagens de compartilhar com outras pessoas o seu projeto de investigação ou de reportagem, visando com isto recolher sugestões, contribuições e dicas. É a aplicação ao jornalismo do princípio da chamada Web social, ou Web 2.0, onde o valor de uma informação é dado pela intensidade da recombinação de sugestões oferecidas por leitores ou usuários.
Uma atividade profissional que sempre valorizou o individualismo e o sigilio, passa agora a depender da transparência e do coletivo para se desenvolver. Trata-se de uma mudança de valores e comportamentos bastante radical na vida dos jornalistas.
Os repórteres começam a descobrir como o uso de weblogs pode aproximá-los de seus leitores e prováveis colaboradores, da mesma forma que os editores se defrontam agora com desafios inéditos na sua capacidade de estabelecer o que interessará aos leitores.