quarta-feira, agosto 16, 2006

Concentrando

Um comunicado com o título "Hoje é uma data importante para a mídia brasileira", assinado em conjunto pela Companhia Brasileira de Multimídia (CBM) e a Central Nacional de Televisão (CNT) e publicado na quarta-feira (9/8), pela Gazeta Mercantil, dava conta de que os dois grupos de mídia haviam construído uma "parceria para a programação, a gestão e a comercialização de produtos televisivos".
A CBM, do empresário Nelson Tanure, é proprietária da Gazeta Mercantil, do Jornal do Brasil, do JB Online e da Investnews. E a CNT, da família Martinez, é formada por uma rede de emissoras e retransmissoras de televisão que atingem 17 capitais e mais de 20 milhões de domicílios.
O comunicado antecipa "avançadas modalidades de convergência de mídia" e prevê que "ao longo dos próximos meses, todo o conteúdo da Rede seja produzido, programado e operado pela própria parceria".
Matéria publicada na Gazeta Mercantil informa que a sede da CNT mudará do Paraná para o Rio de Janeiro; que a gestão da rede passará à CBM; que uma nova empresa administradora será criada para gerir as atividades do grupo; que, em setembro, a logomarca da nova administradora e uma nova programação estarão no ar; e que a ênfase será o jornalismo, os serviços e o entretenimento.
Essa nova parceria confirma uma tendência à concentração da propriedade na área de mídia que, nos últimos anos, não vem acontecendo somente no Brasil. Pela ausência de legislação restritiva, o país, na verdade, sempre teve a mídia concentrada e, agora, avança tanto na concentração como na internacionalização.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É de se esperar que Tanure faça na CNT os mesmos estragos que fez no JB e na Gazeta: demitiu muita gente, piorou as condições de trabalho e empobreceu esses veículos a ponto de acabar com o que lhes restava do seu patrimônio: nome e respeitabilidade. O JB e a Gazeta de hoje não são nem uma pálida versão do que foram em seus tempos de glória. O JB chegou a ditar as regras na imprensa nacional. Foi um celeiro de excelentes jornalistas que o deixaram quando o veículo iniciou sua queda. É verdade que Tanure não foi o único responsável por isso, mas acabou por destruir o jornal. Tenho pena da CNT.

agosto 18, 2006 4:32 PM  

Postar um comentário

<< Home